Bandeira tarifária para o mês de novembro será vermelha no patamar 1

bandeira-tarifária-para-o-mes-de-novembro-sera-vermelha-no-patamar-1

ANEEL anuncia bandeira vermelha no patamar 1 para o mês de novembro, em todo o Brasil.

Com essa mudança de bandeira, a tarifa de energia elétrica terá um acréscimo de $4,169 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A agência informou que essa mudança se deve pela escassez de chuvas nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional, o SIN.

“A previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas, elevando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)” afirma ANEEL.

Bandeiras tarifárias

Para entender o que muda, é importante saber como funciona o sistema de bandeiras tarifárias criado pela ANEEL.

Desde 2015 está em vigor o sistema de bandeiras tarifárias, que basicamente consiste na aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o custo de geração de energia elétrica no período.

Isso porque a energia elétrica no Brasil é proveniente de geração em usinas hidrelétricas.

Ou seja, para que funcionem em perfeitas condições, essas usinas dependem da chuva e dos níveis de água nos reservatórios.

Então quando há pouca água armazenada nos reservatórios, as termelétricas são acionadas, com o intuito de economizar água nas usinas hidrelétricas.

E a partir daí que as bandeiras são alteradas, visto que o custo da geração aumenta, já que essas usinas são movidas a gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

O sistema está dividido em três bandeiras, verde, amarela e vermelha no patamar 1 e 2.

A bandeira verde é acionada quando as condições são favoráveis para a geração de energia e não há acréscimo na tarifa elétrica.

A bandeira amarela é acionada quando as condições são menos favoráveis para a geração de energia e há um acréscimo de $1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

E a bandeira vermelha que é acionada quando as condições são mais caras para a geração de energia, essa bandeira conta ainda com duas subdivisões.

O patamar 1 que gera um acréscimo de $4,169 para cada 100 quilowatts-hora consumidos e o patamar 2 que gera um acréscimo de $6 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A diferença entre essas subdivisões são a potência na geração térmica.

O patamar 1 abrange geração térmica de $422,56/MWh até $610/MWh enquanto que o patamar 2 abrange geração térmica igual ou maior do que $610/MWh.

Para quem gera sua própria energia, esses reajustes não são aplicados, visto que ao investir em um gerador fotovoltaico ou qualquer outra forma de energia renovável, o consumidor fica livre de todos e qualquer reajuste nas bandeiras tarifárias.

Entec Solar

Entec Solar é uma empresa especializada em fornecimento, instalação e manutenção de sistema solar fotovoltaico, além de oferecer uma capacitação completa de energia solar fotovoltaica.

Estamos a alguns anos no mercado e nossa garantia é comprovada já em nosso primeiro atendimento ao cliente.

Também realizamos um estudo aprofundado para garantir o melhor resultado, junto a uma equipe especializada.

Garantimos o alto nível de qualidade e confiabilidade do Brasil. Entre em contato conosco pelo telefone 41 3209 3101 ou acesse www.entecsolar.com.br