Saiba mais sobre os componentes básicos do sistema de energia solar fotovoltaico

O sistema de energia solar fotovoltaico ligado à rede, também chamado de sistema on-grid é, basicamente, um sistema que gera energia por meio da captação da luz solar, porém sem a capacidade de armazenamento.

Em contrapartida, gera créditos de energia que são debitados na sua conta no final do mês e, quando houver excedente, é repassado para o mês posterior.

Isso porque a energia que é gerada vai para a rede pública. Em suma, dessa forma você economiza e ainda ajuda o meio ambiente.

O sistema de energia solar fotovoltaico é composto por alguns dispositivos essenciais que realizam a função de gerar, interver e compensar a energia elétrica. Portanto, sabendo que esse sistema serve para complementar a energia solar, qualquer pessoa deveria instalar.

Você sabe quais são os componentes básicos de um sistema de energia solar fotovoltaico on-grid?

Módulo Solar

O módulo solar é comumente chamado de painel solar, um dos principais componentes do sistema fotovoltaico. É ele que tem a capacidade de transformar energia solar em eletricidade.

O tamanho e a quantidade de painéis variam de acordo com a necessidade energética do lugar no qual for instalado, bem como a área disponível para a instalação. Lembrando que é exatamente o tamanho do módulo que determina a eficiência do sistema.

Os painéis solares podem ser feitos com silício, índio, telureto de cádmio, gálio, entre outros elementos.

Os módulos são formados por um conjunto de células à base de elétrons que, por meio da incidência dos raios solares se movimentam e, por consequência, geram a energia elétrica.

Os painéis precisam de uma limpeza simples, mas é recomendado que sejam feitas as verificações de fios soltos ou oxidados antes de realizá-la. Portanto, lembre-se de utilizar luvas de borracha e um pano úmido com detergente neutro para efetuar a higienização.

A vida útil de um módulo fotovoltaico é de 25 a 30 anos, dependendo da manutenção, do material de fabricação e da qualidade.

Inversor

O inversor é uma peça-chave para o sistema fotovoltaico, independentemente se está ligado ou não à rede. Isso porque é ele que garante a segurança.

Visto que sua principal função é adaptar e transformar a energia do sistema fotovoltaico que está em Corrente Contínua (CC) para a energia da rede que está em Corrente Alternada (CA).

Se as duas forem conectadas sem a intervenção do inversor pode acontecer um curto circuito perigosíssimo. Em razão disso a importância do inversor para ajustar a tensão da corrente e a sincronia do fluxo da rede.

String Box

A String Box (caixa de cabo) nada mais é do que um componente que protege o sistema fotovoltaico de acidentes elétricos como curtos-circuitos e panes elétricas. Ela funciona de forma simples e deve ser conectada ao inversor e ao disjuntor da rede.

Normalmente, a String Box é instalada próxima ao inversor, contudo se a distância entre o módulo e o inversor foi maior que 10 metros, será necessária adicionar uma String Box próxima dos módulos também. Porém, elas podem ser divididas em duas:

  • String Box CC – Essa deve ser conectada na Corrente Contínua, sua função é garantir a segurança da instalação e dos módulos solares de possíveis descargas elétricas.
  • String Box CA – Precisa ser conectada em Corrente Alternada para proteger a instalação de descargas atmosféricas, ou seja, raios.

Por fim, esse é um componente essencial para o sistema de energia solar fotovoltaico para controlar a carga e isolar a sua rede de eventuais sobrecargas elétricas provenientes da rede de distribuição elétrica ou atmosférica. Vale mencionar que é previsto que a String Box já venha inserida no inversor.

Agora que já explicamos sobre os componentes básicos de um sistema de energia solar fotovoltaico, conheça a Entec Solar que disponibiliza um sistema confiável, capaz de suportar várias condições climáticas e sem qualquer dano ao meio ambiente. Clique aqui e saiba mais ou entre em contato (41) 3040 3132.

Além disso, valoriza seu imóvel e reduz seus gastos. O diferencial dessa empresa é que ela não possui contrato com redes de distribuição, eliminando gasto de tempo e dinheiro com burocracias tributárias.

Ressaltando que energia limpa, também é custo mínimo. Portanto, tome isso como um investimento que te dará retorno imediato.