A tecnologia modificou o funcionamento da sociedade, a ponto de transformar as fábricas.
O mundo está transformado pela tecnologia e os meios de produzir também. A Indústria 4.0 é uma realidade e, entendê-la, é parte do processo de se modernizar.
Apenas reconhecendo e aplicando os novos instrumentos, é possível não se tornar obsoleto perante o futuro próximo das fábricas.
Conheça mais sobre esse fenômeno. Continue lendo este artigo e veja como funciona esse novo mundo e de que maneira a sustentabilidade é parte fundamental no processo!
O que é a Indústria 4.0?
A tecnologia modificou o funcionamento da sociedade, a ponto de transformar as fábricas. A Indústria 4.0 é o reflexo disso e significa a transformação desse meio pelos instrumentos digitais que, atualmente, se incorporam nas máquinas para otimizar os processos.
Ela é definida por princípios, que se libertam dos antigos métodos produtivos, estabelecendo um novo parâmetro. São eles:
- Capacidade de operar em tempo real: as máquinas passam a produzir mais dados que nunca sobre a operação. Essas informações precisam ser processadas em tempo real, levando a uma tomada de decisão rápida e assertiva.
- Sistemas virtuais: todo o sistema pode se monitorado, rastreado e controlado de maneira virtual e remota;
- Máquinas descentralizadas: as máquinas operam em módulos independentes, podendo funcionar conectadas ou desconectadas umas das outras. Ou seja, é possível acionar apenas uma parte ou outra do sistema fabril;
- Serviços orientados: as orientações quanto a produção para as máquinas pode ser feita com uso de softwares automatizados.
Toda a produção pode ser comandada de modo remoto e se automonitorar. Toda essas possibilidades são geradas pelo uso de Internet das Coisas, computação na Nuvem, Big Data e demais ferramentas tecnológicas.
Quais são os benefícios da indústria 4.0?
Compreender a Indústria 4.0 requer perceber todas as mudanças positivas que ela traz para a produtividade. Por isso, preparamos um tópico explicando quais são os benefícios proporcionados. Confira!
- Maior produtividade
A Indústria 4.0 funciona de modo rápido e conectado. Os processos são automatizados e as máquinas enviam e recebem informações e coordenadas em tempo real.
Ou seja, o tempo para atingir o resultado final foi altamente encurtado, proporcionando produzir mais, em menos tempo e melhor aproveitando os recursos.
- Melhor tomada de decisão
As máquinas comunicam problemas, demanda, dados da produção etc. Os gestores tem subsídios em tempo real para entender qual o melhor caminho e comandar as decisões.
Além disso, com base em dados e na previsibilidade, parte dos equipamentos consegue, inclusive, tomar as melhores decisões de modo autônomo.
Diferentemente dos modelos industriais anteriores, a Industria 4.0 acontece de modo responsivo com os recursos naturais. A energia, por exemplo, passa a ser obtida de fontes renováveis, além de melhor utilizada.
Como a Indústria 4.0 usa energia?
Se engana quem pensa que a Indústria 4.0 é uma consumidora desregrada e inconsciente de energia. Assim como os processos requerem cada vez mais abastecimento energético, esse movimento busca pelo uso de fontes renováveis, de maneira consciente e controlada.
Pensando no fato de que e eletricidade é altamente necessária para alimentar a produção, depender das grandes indústrias é uma péssima opção. Além disso, os impactos ambientais causados podem impossibilitar as produções futuras.
Por isso, a energia mais cotada e que deve suprir a nova Indústria 4.0 vem do sol. Ou seja, a energia solar é o caminho certo para alimentar a produção, de maneira limpa, controlável pela própria empresa, gastando menos e sendo sustentável.
A Entec Solar é uma empresa que proporciona as ferramentas adequadas para que sua empresa produza e use energia Solar. Conheça os serviços e veja como ela pode ajudar seu negócio a ser mais sustentável! Acesse www.entecsolar.com.br ou entre em contato com o telefone 41 3209 3101.