Passo a passo para a instalação do sistema solar fotovoltaico em sua casa

A cada dia se torna mais necessária a busca por soluções para produção de energia elétrica, seja por questões econômicas ou sustentáveis.

Já existem alguns tipos de energia sustentáveis em constante avanço no mundo todo, uma delas é a solar.

A luz do sol é acessível em qualquer lugar do planeta, especialmente aqui no Brasil em que o sol é extremamente generoso. O país possui um potencial enorme para geração de energia a partir do sol.

No local menos ensolarado no Brasil, por exemplo, é possível gerar mais energia que um dos líderes mundiais no assunto, a Alemanha.

O que é energia solar fotovoltaica?

Para produção de energia elétrica a partir do sol, é possível que se aplique dois sistemas: o heliotérmico, em que os raios solares são transformados em energia térmica antes de se transformarem em elétrica e o sistema fotovoltaico.

Nesse sistema a placa é feita de pequenos pedaços que chamamos de células fotovoltaicas. Um dos principais materiais dessa célula costuma ser o silício (um dos elementos mais comuns do planeta).

A luz solar que chega até essa célula é formada de pequenas partículas chamada de Fótons. Quando os fótons atingem essas células eles deslocam, “empurram” os elétrons dos átomos ali presentes, o que chamamos de “efeito fotovoltaico”. Deslocar elétrons significa criar corrente elétrica.

PASSO 1 – Entenda Seu Consumo e Instalação

Para começar seu projeto você precisa entender o quanto consome em energia elétrica, para assim saber qual o “tamanho” da placa necessária para sua necessidade.
Para isso podemos calcular a média de consumo mensal de kWh. Essa informação você encontra nas suas contas de luz.
Além dessa informação em mãos, você vai precisar também descobrir qual o tipo de instalação melhor se encaixa para você: independente (off grid) ou dependente (on grid).

  • Dependente – Fica conectado à rede elétrica local e não acumula energia. Caso se produza mais energia que a consumida, em muitos lugares, a empresa de energia a converte em crédito.
  • Independente – Nesse sistema é necessária uma bateria para o armazenamento de energia, e a instalação não é ligada a nada além de sua casa ou empresa.
PASSO 2 – Fazendo Seu Orçamento

Além das placas fotovoltaicas, você vai precisar de mais alguns itens para a realização dessa instalação. Entre os principais estão o inversor, que é o “cérebro“ da instalação, responsável por transformar a corrente contínua coletada nas placas em alternada, que é a que utilizamos; e a bateria.

PASSO 3 – Equipe de instalação do sistema solar

Já com todas as informações em mãos, agora é hora de tirar o projeto do papel. Para isso você vai precisar de uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas.

Para ligar o sistema na rede elétrica local, por exemplo, será necessária a assinatura de um engenheiro elétrico. É preciso entender a estrutura da casa, do telhado, etc.

O que também demanda profissionais especializados. Existem empresas que prestam esse serviço, é um mercado em constante ascensão.

A Entec Solar realiza a instalação do sistema solar fotovoltaico. Para solicitar um orçamento é só entrr em contato conosco pelo telefone 41 3209 3101.

A energia solar fotovoltaica é tendência no mundo inteiro e começa a crescer exponencialmente aqui no Brasil. Com esse crescimento, a demanda por profissionais só aumenta, e é crucial saber por onde começar nesse mundo.

Você pode se capacitar e se transformar num profissional da área. A Entec Solar, além de dispor de sistemas de energia solar fotovoltaica, ainda oferece um Programa de Capacitação. Saiba mais aqui.